7 coisas que você precisa saber sobre o i-Educar no FISL 18
O Fórum Internacional Software Livre é um evento que acontece em Porto Alegre/RS e discute e promove o uso de tecnologias livres para o desenvolvimento humano e tecnológico. Neste ano, mais de 1.500 participantes estiveram presentes na 18º edição que contou com pelo menos 400 palestras distribuídas em 47 horas de atividade.
Nós, da Comunidade i-Educar, marcamos presença com estande, espaço temático exclusivo do i-Educar, palestras com lançamentos, além de reuniões com novidades que irei abordar a seguir.
Da esquerda para a direita, Fernando Paiva, da Fundação Lemann; Marcelo Cajueiro, da Portabilis; Luis Felipe Costa, da UFRJ; Vinicius Celms, da Fundação Lemann; Evandro Falleiros, do IFMS e Tiago Giusti, da Portabilis no estande da Comunidade i-Educar no FISL 18.
A nossa participação foi financiada pela Portabilis, mantenedora do projeto, e a Fundação Lemann, parceira do projeto neste ano.
Confira a seguir os 7 assuntos mais relevantes que você precisa saber sobre o i-Educar no FISL 18.
#1 — Lançamento da nova e empolgante marca do i-Educar
Na minha palestra (slides disponíveis aqui) para falar sobre o novo momento da Comunidade, coordenado pela Portabilis e parceiros, anunciei a nova marca do i-Educar. Vamos conhecer?
O processo de rebranding registra um nova etapa com uma nova visão. A partir de Junho de 2018, quando fizemos o lançamento do i-Educar 2.0 com diversos novos recursos e atualizações, também reforçamos nossa missão e visão de fazer com que todas as redes de ensino do país incorporem tecnologia livre na gestão das escolas para superar a falta de informação, desburocratizar processos, orientar decisões através de dados e alcançar os objetivos pedagógicos necessários para garantia da aprendizagem dos alunos.
Nova e empolgante marca do i-Educar.
Alguns conceitos que buscamos representar com a nova marca:
- Lápis — um lápis, representando a essência da educação;
- Escola — a estrutura de uma escola, ambiente onde tudo acontece;
- Navegador — se posicionar como a bússola da educação e ajudar os gestores a navegar;
- Foguete — elevar a qualidade educação do Brasil para um novo patamar!
E você, o que achou da nova marca? Deixe seu comentário. :)
Na ocasião, também reforcei a nova forma da Portabilis de contribuir com o projeto, de maneira aberta e contínua, estimulando outras pessoas e empresas a fazerem o mesmo.
Atualmente, estamos liderando as etapas de evolução tecnológica e engajamento da Comunidade, para fortalecermos o movimento de posicionar o i-Educar como o maior software livre de educação do Brasil!
#2 — Novo site e um fórum de discussões para facilitar a comunicação
Desde o lançamento do i-Educar 2.0, estamos trabalhando de maneira aberta no Github. O Github é usado para o desenvolvimento de diversos projetos de software livre, inclusive vários deles ligados ao governo. Com ele, gerenciamos o que deve ser feito e estimulamos a colaboração e o compartilhamento do código. E como queremos dialogar com mais públicos e não somente desenvolvedores, decidimos lançar um site exclusivo para o projeto e um fórum de discussões.
O novo site do i-Educar (http://ieducar.org/) está na sua primeira versão mas já resolve bem o que se propõe. Inicialmente será utilizado como canal principal de acesso ao projeto, código-fonte, documentação e materiais de marketing, destacando benefícios, casos de sucesso, dentre outros.
Novo site do i-Educar, com design pela Portabilis e desenvolvimento pelos alunos do IFMS.
Além do site, lançamos também um fórum de discussões (https://forum.ieducar.org ) para facilitar a comunicação e colaboração entre os membros da Comunidade. O fórum é uma excelente ferramenta para esclarecer dúvidas dos usuários, relatar problemas ou sugerir novos recursos.
Novo fórum do i-Educar para facilitar a interação entre os participantes.
Tanto o site quanto o fórum fazem parte das decisões da Portabilis de facilitar e engajar a participação e colaboração, tendo em vista os gargalos de acessibilidade e usabilidade do atual Portal do [Software Público Brasileiro (https://softwarepublico.gov.br/).
Que tal conhecer agora o nosso site e começar a interagir no fórum com a Comunidade? Estamos te esperando!
#3 — Início de relacionamento com a Comunidade Rocket.Chat
Dentre ações de reuniões e contatos que realizamos no FISL, tivemos a oportunidade de participar de uma palestra do Gabriel Engel, fundador e CEO da Rocket.Chat, uma startup brasileira que fornece uma plataforma de chat open source e já é usada em diversos países do mundo.
Ouvimos a história incrível do crescimento da Rocket mundo afora e, de quebra, batemos um papo com o Gabriel e o Diego Dorgam, também do time da startup, sobre os desafios de consolidar e tornar sustentável uma comunidade de software aberto.
Da esquerda para a direita, Vinicius Celms, da Fundação Lemann; Diogo Dorgam, da Rocket Chat; Tiago Giusti, da Portabilis; Gabriel Engel, da Rocket Chat e Fernando Paiva, da Fundação Lemann.
#4 — Troca de experiências com a equipe do Erúdio, de Itajaí
Itajaí é o berço do i-Educar. Ele foi desenvolvido até 2008, ano em que entrou para o catálogo de softwares do Portal do Software Público Brasileiro, sendo adotado mais tarde pela Portabilis de Içara, também de SC.
O Erúdio é também uma solução de gestão escolar desenvolvida pela prefeitura de Itajaí e, segundo seus desenvolvedores, há previsão para que se torne também um software livre em breve.
Durante o fórum, tivemos a oportunidade de conversar com parte da equipe que foi responsável pelo desenvolvimento do i-Educar e debater formas de colaborar entre as comunidades. A equipe do Erúdio está aproveitando para estudar as evoluções feitas recentemente no i-Educar, como a integração com o Censo Escolar, por exemplo.
Da esquerda para a direita, profissional da Sec. de Educação de Jaraguá do Sul; Vinicius Celms e Fernando Paiva, da Fundação Lemann; Murilo Sodré, da Prefeitura Mun. de Itajaí e Tiago Giusti, da Portabilis.
#5 — i-Educar é abraçado pela ASL e vira destaque no FISL 18
A aliança de diversos atores como a Portabilis, Fundação Lemann, UFRJ, IFMS e entusiastas do movimento de software livre no setor público fizeram com o que o i-Educar ganhasse notoriedade durante o 18º Fórum Internacional do Software Livre e fosse reconhecido pela ASL, a Associação Software Livre.org (http://softwarelivre.org/) que é responsável pela criação e organização do FISL, como destaque no evento.
No encerramento do evento, grande parte transmitido em uma live na página do i-Educar no Facebook, a solução ganhou destaque em uma matéria que registra a iniciativa de um grupo de trabalho interessado em acelerar a transformação digital no setor público.
Segundo o texto publicado no site oficial do FISL 18:
“O i-Educar é exemplo de tecnologia livre com inúmeros cases de sucesso da adoção de tecnologias livres que estão transformando o setor público, tornando-o mais eficiente e aumentando o impacto das políticas públicas.”
Destaque do i-Educar no site oficial do FISL (Softwarelivre.org).
O i-Educar também foi destaque nos grupos de discussões, sobretudo em pautas que trataram sobre a sustentabilidade de projetos abertos a partir de ecossistemas de desenvolvimento de softwares livres e públicos, com o objetivo de compreender como o modelo pode atender os interesses de todos os atores, empresas privadas e sem fins lucrativos, setor público, academia e sociedade civil.
A solução hoje é mantida pela Portabilis Tecnologia, empresa da iniciativa privada, mas é necessário que mais atores se envolvam e colaborem com o desenvolvimento, de forma que todos possam agregar e extrair valor desse ecossistema de produção e consumo de software aberto
#6 — Apoie a educação pública do Brasil com uma estrela para o projeto!
A quantidade de estrelas em um repositório no Github define o quão relevante o projeto é na plataforma. Projetos com milhares de estrelas, por exemplo, possuem diversos benefícios e acesso a serviços gratuitos, como o caso do Discourse, ferramenta para fórum de discussão que é gratuita para projetos com mais de 2 mil estrelas.
Neste primeiro ano de uso do Discourse, que foi adotado como ferramenta para o fórum do i-Educar, a Fundação Lemann está apoiando e financiou o serviço por 12 meses. Após este período, precisaremos de 2 mil estrelas para garantir o serviço gratuito para a Comunidade ou então, teremos que desembolsar US$ 1.200 para mantê-lo.
Você pode ajudar, colaborando para alcançarmos as 2.000 estrelas! É só acessar este link e clicar na opção “Star” no canto superior direito.
No FISL 18, pra começar fazendo a nossa parte, desenvolvemos uma brincadeira para engajar as pessoas, onde quem visitava o estande e deixava uma estrela para o projeto, levava um bala em troca. O resultado foi o alcance de 110 estrelas para o projeto. Um excelente começo, não é mesmo?
Convite para deixar estrelas para projeto em troca de uma bala no FISL 18 :)
Ah, o código que implementamos para o evento está disponível aqui e você pode usar como desejar. E também registrei essa issue para implementarmos este indicador no site ieducar.org e gerarmos mais engajamento e conversões de estrelas a partir do site.
#7 — Ajude a fornecer o i-Educar gratuitamente para 3 redes públicas de ensino
E para comemorar todos os avanços e conquistas realizadas até então, fiz um anúncio que vai beneficiar três redes públicas de ensino com até 1.000 alunos.
Você pode ajudar retuitando e, caso alcancemos a meta de 3.000 retweets, a Portabilis fornecerá o i-Educar, sem custos, para até três redes de ensino que a Comunidade decidir.
Tweet com meta para levar o i-Educar para 3 redes públicas de ensino.
O serviço entregue será uma instância do i-Educar com todos os serviços inclusos: implantação, configurações, treinamento, hospedagem gerenciada e suporte por e-mail no plano Comunidade da mantenedora Portabilis. Os serviços serão fornecidos por um ano, permitindo que após esse período, a rede busque a renovação por meio da contratação de um prestador de serviço ou condução por sua equipe e infraestrutura própria, caso tenha esses recursos disponíveis.
Assim que alcançarmos a meta estabelecida, um post será feito no fórum para a Comunidade decidir quais redes devemos apoiar.
Não perca a oportunidade, acesse seu twitter e retuíte agora mesmo!
Seja um promotor do movimento do i-Educar por todo o Brasil!
No FISL 18, reforçamos a mensagem sobre a nossa missão de fazer com que o i-Educar seja a solução de todas as escolas públicas do Brasil! E sabemos que isso só vai acontecer se tivermos o maior número de pessoas engajadas conosco nesse movimento.
Por isso, divulgue o máximo que você conseguir este post e todas as novidades, para que mais redes se conectem com a comunidade e nos ajude a tornar o i-Educar o maior software livre de educação do Brasil!
Voltarei em breve, ainda este ano, para anunciar mais lançamentos e novidades.
Enquanto isso, nos acompanhe no Fórum, Twitter e Facebook.
Eu sou Tiago Giusti, CEO da Portabilis e Coordenador da Comunidade i-Educar e, junto com o #TimePortabilis e a Comunidade, acreditamos que podemos mudar o nosso país através da educação.
Junte-se a nós no movimento do #iEducar #PorTodasAsEscolasDoBrasil.