i-Educar 2.2
Se algum software brasileiro tem história a ser contada, é o i-Educar. Com mais de uma década de existência, o i-Educar continua firme e forte como maior software de gestão escolar em mais de 100 municípios do Brasil.
Mas como todo software maduro, existe um preço para manter sua permanência no mercado, a evolução tecnológica.
Desde 1º de junho de 2018, com a liberação da versão 2.0 do i-Educar, a missão da Portabilis de levar o i-Educar #PorTodasAsEscolasDoBrasil tem sido cumprida e com isso, muitas novidades e atualizações precisaram acontecer para que esse sonho fosse possível.
Veja um pouco mais sobre as novidades que surgiram antes da versão 2.2:
- Versão 2.1.
- Pacote de relatórios para comunidade.
- Laravel Framework.
- Instalador web.
- Educacenso 2019.
Versão 2.2
Com a entrada do framework Laravel na versão 2.1, muito da arquitetura legada vem sendo refatorada para novos padrões que permitem o i-Educar voar mais alto.
E a versão 2.2 continua com a mesma estratégia, ela traz consigo inúmeras melhorias tecnológicas para facilitar o crescimento do i-Educar e de seu ecossistema.
Você pode conferir o trabalho completo na release oficial no GitHub https://github.com/portabilis/i-educar/releases/tag/2.2.0.
Atualização do PHP
Tecnologia de ponta, para um software de ponta.
Na versão 2.2, o i-Educar foi atualizado para a versão 7.3 do PHP, versão atual e estável da linguagem.
Acreditamos que um software não deve parar no tempo com suas atualizações, independente da sua idade, então, sempre acompanhamos as atualizações de segurança, correções e melhorias de todas as ferramentas utilizadas pelo i-Educar.
Atualização do Laravel
Desde a versão 2.1, o i-Educar conta com o Laravel como framework principal para desenvolvimento, e conta com um cronograma de atualizações constantes, e para isso, mantemos o i-Educar atualizado para poder aproveitar o melhor do framework. Na versão 2.2, o Laravel foi atualizado para a versão 5.8.
Reestruturação do banco de dados
Antes do i-Educar ser um software focado na gestão escolar municipal, ele possuía diversos módulos que, com o tempo, foram depreciados e por isso foram removidos.
Porém, resquícios desses módulos ficaram para trás, schemas, tabelas, colunas no banco de dados que apenas dificultavam o entendimento das regras de negócio e tornavam o software mais pesado.
Na versão 2.2, 10 schemas e mais de 100 tabelas do banco de dados foram removidas em prol de um software mais leve, conciso e organizado.
Agora, todo o banco de dados está contido nas migrations do framework, facilitando a manutenção, versionamento e evolução.
Limpeza e diminuição do código fonte
Quanto mais linhas de código para dar manutenção, menor é o tempo investido em melhorias no software.
Pensando nisso, além de reestruturar o banco de dados, trabalhamos arduamente a fim de diminuir a base de código fonte do i-Educar. Todo código sem relevância ou não utilizado foi removido com o intuito de facilitar sua manutenção e permitir que possíveis contribuidores se sintam à vontade para mexer no código sem medo.
Como contribuir
O i-Educar é um software livre e open source, e toda essa evolução é para que ele seja cada vez mais adotado pelos municípios brasileiros para fazer a gestão escolar mais inteligente.
Todas essas atualizações também são uma forma de facilitar a contribuição de possíveis desenvolvedores que acreditam na causa. Que acreditam que o open source, que o i-Educar, podem mudar a educação do país!
Se você deseja contribuir, não deixe de acessar o GitHub oficial do projeto https://github.com/portabilis/i-educar, deixe sua estrelinha (é muito importante pra nós), instale, abra uma issue, crie um pull request e participe da comunidade, inclusive no Telegram, onde temos um grupo para compartilhar as novidades!