Sistemas públicos de educação:: da Gestão à aprendizagem com qualidade
A gestão escolar eficiente tem relação direta com a qualidade do ensino; a formação oferecida aos alunos e o envolvimento de diversos setores da administração educacional/pedagógica. O uso de soluções de gestão educacional, permite a centralização de informações em um banco de dados único, proporcionando aos gestores e às Secretarias municipais, bem como as instituições privadas, decisões ágeis, assertivas, acessíveis e de qualidade. Além disso, possibilita uma melhor comunicação com os pais, alunos e profissionais de ensino; a realização de conferências, reuniões, aulas e cursos à distância (EAD); e o acompanhamento do aprendizado.
Recentemente foi divulgada a aproximação das comunidades de dois softwares públicos de educação: o i-Educar e o Amadeus LMS [1]. A combinação dessas duas soluções possibilita acompanhar quase que por completo toda a jornada educacional do aluno. A futura integração das soluções, prevista para 2024, busca associar a gestão escolar com a do aprendizado.
Exitem muitas vantagens oferecidas com essa aproximação técnica, tanto na gestão administrativa, quanto para o ciclo de aprendizagem do aluno, visto que o software i-Educar é mais voltado para a gestão e o Amadeus dedicado à jornada de aprendizado escolar.
Vamos conhecer um pouco mais das soluções:
Software Público i-Educar
Como já mencionamos o i-Educar é um software de gestão escolar, originalmente desenvolvido pela prefeitura de Itajaí–SC e disponibilizado no Portal do Software Público Brasileiro em 2008, com o objetivo de atender às necessidades das Secretarias de Educação e Escolas Públicas e já está presente em vários municípios brasileiros. É uma ferramenta que produz informações e estatísticas em tempo real de fácil acesso, diminuindo a necessidade de uso de papel, a duplicidade de documentos, o tempo de atendimento ao cidadão e racionalizando o trabalho do servidor público.
Pode ser adaptada e configurada de acordo com a realidade de cada município. E para aqueles que não possuem equipe própria ou capacitada para a adoção da solução, empresas prestadoras de serviços podem ser contratadas, estimulando o empreendedorismo e economia local, bem como, o incentivo ao uso de software aberto para outras cidades.
Como a base de um software de código aberto é a “participação Colaborativa”, dúvidas técnicas ou de implantação do sistema, aperfeiçoamento de funcionalidades e inovações podem ser obtidas e compartilhadas na Comunidade e fórum dedicados ao software
Funcionalidades do i-Educar:
Cadastro único do aluno totalmente online e disponível para toda a rede de ensino;
Sistema de avaliação e relatórios adaptados para as diferentes realidades do país, com notas numéricas, conceituais ou avaliação descritiva;
Dados quantitativos, financeiros e estatísticos sempre atuais de todos os processos em tempo real;
Gerenciamento de alocações, afastamentos, substituições, faltas e atrasos, oferecendo uma visão integrada de todos os profissionais;
Geração de quadro de horário para análise das demandas e disponibilidades de profissionais na rede de ensino em cada período letivo;
Controle de veículos, motoristas, rotas, itinerários, emissão de carteirinha e controle de usuários do transporte;
Gestão completa de acervo com controle de reservas, empréstimos e devolução. Recibos de controle disponíveis para cada fase do processo;
Coleção de mais 150 modelos de relatórios e documentos Boletins, histórico, ficha, atestados e gráficos;
Controle de todas as informações para o Censo Escolar (Educacenso/INEP) com recursos para importação e exportação automatizada dos dados.
Software Público Amadeus LMS (Learning Manager System)
Trata-se de um Sistema de Gestão do Aprendizado baseado nas experiências dos alunos, professores e coordenadores. Criado em 2007 pelo grupo de pesquisa em tecnologia educacional CCTE, do Centro de Informática da UFPE ( Universidade Federal de Pernambuco). Em 2009, passou a integrar o Portal do Software Público Brasileiro e conta com diversos recursos para manter o usuário notificado e atualizado com o conteúdo do seu curso, visando um melhor desempenho no aprendizado em uma única plataforma. Inclusive, recentemente incorporou a plataforma Jitsi, também um software livre de videoconferência e mensageiro instantâneo que funciona nas plataformas GNU/Linux, Windows, Mac OS X e Android. O Amadeus suporta muitos protocolos populares de mensageiros instantâneos e de telefonia, incluindo clientes da Web, Android e IOS.
É possível agrupar disciplinas, categorizando para uma melhor organização (temas, assuntos, tópicos e recursos interativos). Também é possível escolher entre os temas disponíveis no Amadeus para personalizar a experiência dos usuários. Atualmente são 3 opções de tema: padrão (verde), vermelho e preto.
O sistema possui uma versão de acessibilidade para usuários com baixa visão, fazendo com que o sistema fique em alto-contraste e melhore a experiência dos usuários contribuindo com o aprendizado e acesso à informação. O Amadeus está preparado para acesso via dispositivos móveis (smartphones e tablets), aumentando a capacidade de utilização e incluindo a plataforma no cotidiano dos usuários.
Funcionalidades do Amadeus LMS:
Funciona a partir do acesso à Internet por qualquer navegador;
Os dados produzidos pelos usuários do sistema, serão disponibilizados para uso exclusivo da Secretaria de Educação;
Tela adaptável para todos os dispositivos (computadores, tablets, smartphones);
Temas para acessibilidade de pessoas com baixa acuidade visual;
Customização de logomarca, temas, imagens e cores de acordo com as especificações do município ou órgão;
Aplicativo gratuito para Android e Ios;
Organização dos conteúdos didáticos de forma simples e intuitiva;
Reuso de ambientes e conteúdos já produzidos em outras turmas;
Mural social, para ajuda, comentários ou compartilhamento de conteúdos;
Sala virtual para transmissão de videoaula ao vivo;
Sistema eficiente de troca de mensagens e notificações;
Vários recursos didáticos;
Recursos técnicos para apoio aos gestores no mapeamento das condições de ensino e aprendizagem remota/híbrida da rede de educação.
[1]https://artecult.com/comunidades-i-educar-e-amadeus-se-aproximam/
Fonte: Materia concedida pela ArteCult.