A gestão escolar eficiente tem relação direta com a qualidade do ensino; a formação oferecida aos alunos e o envolvimento de diversos setores da administração educacional/pedagógica. O uso de soluções de gestão educacional, permite a centralização de informações em um banco de dados único, proporcionando aos gestores e às Secretarias municipais, bem como as instituições privadas, decisões ágeis, assertivas, acessíveis e de qualidade. Além disso, possibilita uma melhor comunicação com os pais, alunos e profissionais de ensino; a realização de conferências, reuniões, aulas e cursos à distância (EAD); e o acompanhamento do aprendizado.
Recentemente foi divulgada a aproximação das comunidades de dois softwares públicos de educação: o i-Educar e o Amadeus LMS [1]. A combinação dessas duas soluções possibilita acompanhar quase que por completo toda a jornada educacional do aluno. A futura integração das soluções, prevista para 2024, busca associar a gestão escolar com a do aprendizado.
Exitem muitas vantagens oferecidas com essa aproximação técnica, tanto na gestão administrativa, quanto para o ciclo de aprendizagem do aluno, visto que o software i-Educar é mais voltado para a gestão e o Amadeus dedicado à jornada de aprendizado escolar.
Pela primeira vez na história do modelo do Software Público duas comunidades vão realizar uma aproximação para construir uma pauta conjunta. Na reunião da Comunidade i-educar realizada no final do mês de novembro, os participantes do encontro aprovaram pela aproximação entre as duas comunidades. O motivo principal é que se tratam de soluções que são complementares e a atuação colaborativa pode melhorar a qualidade do ensino no Brasil.
O primeiro passo será a retomada da Comunidade Amadeus, que ficará sob a responsabilidade da UNIVASF (Universidade Federal do Vale do São Francisco) e contará com representantes de outras comunidades do Software Público, como o e-Cidade e o próprio i-Educar.
Sobre as ferramentas
i-Educar
O i-educar é um software público de gestão escolar (PHP) que centraliza as informações de um sistema educacional municipal, diminuindo a necessidade de uso de papel, a duplicidade de documentos e o tempo de atendimento ao cidadão, racionalizando o trabalho do servidor público, tornando mais eficaz a gestão dos processos escolares, matrículas e dados dos alunos para professores e para as secretarias de educação.
Amadeus
O Amadeus é um Sistema de Gestão do Aprendizado (LMS – do inglês, “Learning Manager System”), baseado nas experiências de usuários com sistemas para EAD (Educação a Distância). A plataforma Blended Learning oficial brasileira, foi adaptada para o professor, o tutor ou aluno obterem um melhor desempenho e interação com o material de aprendizado, utilizando diversos recursos em uma única plataforma.
A plataforma já foi muito utilizada tanto para ensino a distância híbrido (presencial com atividades virtuais), quanto totalmente remoto, como ocorreu durante a pandemia de Covid 2019.
A Importância da integração
Na percepção de Raquel Aguiar, gerente comercial da Portábilis, uma das prestadoras de serviços da i-Educar:
“A integração dos sistemas i-Educar e Amadeus representa uma inovação significativa na gestão pública municipal de educação, combinando eficiência administrativa com avanços no ensino e aprendizado. O i-Educar, especializado na gestão escolar, ao unir-se com o Amadeus, focado na gestão de aprendizado, cria uma solução abrangente para as secretarias de educação”. “Esta fusão não só aprimora a tomada de decisões e a alocação de recursos, mas também impacta positivamente professores e alunos, oferecendo uma educação mais personalizada e eficiente”, complementa Raquel.
Já o professor João Sedraz, doutor em Ciência da Computação, Professor e pesquisador da UNIVASF e coordenador de desenvolvimento do Amadeus LMS diz :
“No momento estamos em busca de parcerias para integrar o Amadeus LMS a sistemas de gestão escolar tradicionais e fazer uma correlação que é muito diferenciada, combinando tanto a gestão escolar, seja de histórico, de notas, de frequência do estudante, com ferramentas que oferecem estimulo a autoregulação da aprendizagem que é o que é oferecido pelo Amadeus.”
O desenho do projeto conjunto será definido ainda no decorrer de 2023, pois a intenção das duas comunidades é oferecer a integração do i-educar e Amadeus para as áreas responsáveis pelas políticas de educação no próximo ano.
A administração escolar tem foco na organização e no direcionamento de recursos, mas a gestão escolar vai mais além e requer soluções efetivas.
A boa gestão está ligada na visão estratégica que visa garantir às instituições de ensino as condições necessárias para cumprir seu papel principal, que é o ensino de qualidade e a formação de cidadãos com as competências e habilidades necessárias para sua vida pessoal e profissional.
Na retrospectiva do ano passado, eu disse que 2019 seria um ano ainda melhor. E por mais que não pareça tão evidente, com grandes entregas e grandes feitos como foi ano passado, podemos ver tudo o que construímos juntos em 2018 crescer, se desenvolver e tomar sua própria forma.
Se 2018 foi um ano de mudanças, 2019 foi um ano de ganhar força.
Se algum software brasileiro tem história a ser contada, é o i-Educar. Com mais de uma década de existência, o i-Educar
continua firme e forte como maior software de gestão escolar em mais de 100 municípios do Brasil.
Mas como todo software maduro, existe um preço para manter sua permanência no mercado, a evolução tecnológica.
Um ano atrás, eu me dirigi à vocês, num post, com um compromisso, com uma vontade, e com um sonho.
Com o compromisso de evolução e melhorias significativas do i-Educar e crescimento da sua Comunidade, com uma vontade de levar o i-Educar por todas as escolas do Brasil, e com um sonho de diminuir o número de 80% dos municípios sem software de gestão escolar no país.
O Fórum Internacional Software Livre é um evento que acontece em Porto Alegre/RS
e discute e promove o uso de tecnologias livres para o desenvolvimento humano e
tecnológico.